segunda-feira, 27 de outubro de 2014

"A VIAGEM DO ELEFANTE", ADAPTAÇÃO PARA BANDA DESENHADA POR JOÂO AMARAL






Porto Editora 
Novembro de 2014

"A Viagem do Elefante não foi o primeiro livro de Saramago que me fascinou. O primeiro foi o Ensaio Sobre a Cegueira. Porém, cedo soube que o realizador Fernando Meirelles o estava a adaptar para o cinema e tirei daí a minha ideia. Quanto a este livro propriamente dito foi-me apresentado pela minha mulher que o leu num fôlego e me disse de imediato que este era um projeto que me poderia entusiasmar. Tinha razão, pois li a obra em poucos dias e na minha mente começaram logo a fervilhar imagens, ao mesmo tempo que ia ficando cada vez mais maravilhado com as personagens que iam entrando e saindo, conferindo elas próprias notáveis retratos da condição humana.

A partir daí, decidi meter mãos à obra naquela que para mim também se tornou numa longa viagem. O livro que será o mais longo que fiz até hoje, com cerca de 120 páginas foi elaborado durante cerca de dois anos e meio, durante os quais contei com o apoio de vários amigos a quem agradeço no livro e que, de uma forma ou de outra, se tornaram parte integrante desta saga."



Alguns exemplos da  arte de João Amaral:

A VIAGEM DO ELEFANTE - ADAPTAÇÃO PARA BANDA DESENHADA POR JOÂO AMARAL - Novembro 2014






A Viagem do Elefante, o romance de José Saramago que relata a viagem de Lisboa até Viena do paquiderme Salomão, guiado pelo indiano Subhro, e mandado pelo Rei D. João III como presente de casamento do arquiduque Maximiliano da Áustria.










AUTOR DE BANDA DESENHADA E ILUSTRADOR

João Amaral (Jhion) nasce em Lisboa, em 1966. Participa nas Selecções BD – 2ª Série, com dois episódios de O Que Há de Novo no Império?. 
É um dos autores que participa, em 2003, no álbum Vasco Granja – Uma Vida, 1000 Imagens. Elabora ainda três álbuns. Paralelamente foi, ao longo dos anos, desenhador de publicidade, colaborou com a revista A Rua Sésamo, fez ilustrações para livros. No seu blogue, publica como Joca uma tira humorística, intitulada Fred. & Companhia





Sem comentários:

Enviar um comentário